Elemento Pictográfico Construtivo_03
João Dias
Escultura
104 x 130 x 20 cm
2017
Reservar
Anterior
1 (2)
Seguinte
João Dias
Desenho - Escultura
 
Lisboa (Portugal), 1983
João Dias é um artista visual com foco no desenvolvimento de linguagens visuais que exploram relacionamentos entre Escultura, Arquitectura e - particularmente - Arqueologia. Para tal, utiliza estratégias de pensamento decorrentes da Pintura e do Desenho, a fim de explorar mediums e materiais contemporâneos industriais, reflectindo sobre os limites da linguagem plástica e da Tradição.
Com os seus trabalhos, procura criar elementos que, de algum modo, representem o tempo em que são produzidos, tornando-se potenciais artefactos – produtos ou sub-produtos – da sua própria época (ainda que sem temporalidade identificável). Se no caso das obras para espaço público, numa dinâmica site-specific, a intencionalidade é a da interacção com o artefacto; nos pequenos artefactos processuais, por outro lado, emerge a vertente de posse e apropriação do objecto que apresenta narrativas apenas parcialmente descodificadas.  
O seu trabalho tem sido apresentado internacionalmente em cidades como Munique, Berlim, Gdanzk,
Barcelona, Murcia, Londres, Paris, Los Angeles, São Francisco ou Nova York. Foi premiado com a bolsa INOV-Art para a cidade de Berlim, cidade onde viveu entre 2008 e 2012.
A sua obra pode ser encontrada nas coleções de Arte da Fundação PLMJ, coleção Edge Arts e Coleção de Multiplos Carpe Diem.
Relacionados
Marta Ubach
Desenho
Joanna Latka
Desenho