José Saramago
Helena Gonçalves
Fotografia
150 x 181 cm 
2007
Anterior
1 (15)
Seguinte
Helena Gonçalves
Fotografia
 
Nasceu em Portimão, em 1978.
Vive e trabalha em Lisboa.

Formada em Fotografia pela escola do Ar.Co, é visível desde o seu primeiro trabalho, "Dança", a importância que o tempo e a temporalidade têm no seu trabalho, tanto em termos formais como de conteúdo. Ao nível da forma, Helena Gonçalves recorre a tempos de exposição longos (visíveis logo nesta sua primeira série), ou fragmentando a fotografia em planos que representam momentos distintos, criando objectos tri-dimensionais (série Dia-Noite). Ao nível do conteúdo, o tempo e o que lhe é relativo surgem na captação de movimentos da cena fotografada, sejam eles encenados ou não, urbanos ou de natureza, com personagens ou sem eles.
Outras tem sido as preocupações e as problemáticas que Helena Gonçalves explora no seu trabalho. Recordando a sua mais recente série "Dia-Noite", surge a questão do enquadramento. Como Rui Prata refere no texto desta exposição "Fotografar é também incluir e excluir. De uma maneira geral o fotógrafo delimita-nos o campo visual de forma unívoca.".
Em todas as suas séries encontramos outro aspecto muito característico do trabalho de Helena Gonçalves: a necessidade de participar fisicamente na fotografia, numa espécie de performance fotográfica que remete para a sua afinidade com as artes de palco (teatro, video, performances). A sua presença difusa ou visível, enigmática ou óbvia, está sempre lá. Faz parte.

Colabora com a Galeria das Salgadeiras desde 2003.
Relacionados
Helena Gonçalves
2012
Cláudio Garrudo
Fotografia
Helena Gonçalves
2011
Rene Kubasek
Fotografia