Ride
Joanna Latka
Gravura
29 x 23 cm 
2011
Anterior
1 (21)
Seguinte
Joanna Latka
Desenho - Gravura
 
Nasceu em Cracóvia, Polónia, 1978
Vive e trabalha em Lisboa.

Joanna Latka veio viver para Portugal, na sequência do Programa Erasmus, em 2002 e desde então tem-se dedicado, tanto na gravura como no desenho, a registar a vida e os costumes deste país que escolheu para viver e desenvolver a sua actividade artística.
O seu processo parte sempre da premissa, assumida pela própria, "Observo, logo sou", e essa observação, estando deslocada do seu local de origem, permite-lhe outras leituras resultantes da distância inerente ao contexto em que se encontra. A realidade, as características, os pormenores que observa e regista estão além da epiderme, do mais imediato e óbvio. Joanna Latka observa o seu país de estimação, com um outro apuramento, com uma outra subtileza, trazendo, contudo, ao de cima, o que de "mais português" nós próprios temos. É bem exemplo desta sua sensibilidade e olhar contemplativo a série "Ter mais olhos que barriga / Oczy by zjadly". Nestes seus mais recentes trabalhos, retrata situações características do nosso país, recorrendo a pratos tipicamente portugueses, estabelecendo um paralelo cultural com o seu país de origem.
Encontramos em todos os seus trabalhos um forte cariz expressionista que tem como mote o quotidiano tipicamente urbano, já presente na primeira série que apresentou na Galeria das Salgadeiras, "Um dia na Cidade". Joanna Latka é uma contadora de histórias, histórias com uma base real, mas que prosseguem o caminho da sua imaginação. E como refere o seu professor polaco Piotr Jargusz, "É impossível domar a imaginação de Joanna Latka. Será possível, em última instância, domesticá-la.".

Colabora com a Galeria das Salgadeiras desde 2007.
Relacionados
Joanna Latka
2018
Marta Ubach
Desenho
Joanna Latka
2018
Rui Soares Costa
Desenho