Seres
Susana Lemos
Pintura
46 x 73 cm 
2009
Anterior
1 (11)
Seguinte
Susana Lemos
Escultura - Pintura
 
Nasceu em Moçambique em 1973.
Vive e trabalha em Lisboa.

Desde que iniciou a sua actividade artística, no final dos anos 90, Susana Lemos tem dedicado particular atenção à fragmentação do espaço pictórico: linhas, planos, contextos diferentes agem e reagem no mesmo espaço bi-dimensional da tela ou do papel. Para isso, Susana Lemos recorre a uma forte combinação cromática, em que a cor por si só determina os vários ambientes e temperaturas. Cores, tons e timbres que nos transportam para outras dimensões. Essa busca levou-a a na última exposição, "Elos de Luz", apresentada recentemente na Galeria das Salgadeiras, sair completamente da tela e explorar outros possíveis caminhos, ainda pictóricos, nas caixas de ferro que faziam parte da mostra.
Do universo pictórico de Susana Lemos fazem parte seres fantásticos, anjos, animais e, numa fase mais recente, seres humanos que timidamente começam a surgir. Como refere Raquel Henriques da Silva no catálogo da sua primeira exposição na Galeria das Salgadeiras: "são figuras desse lugar simbólico que é a pintura poética pensada por Delacroix e abrem-nos, com discrição, a alma solar de Susana Lemos".
Estas personagens, fábulas, estórias criadas na imaginação de Susana Lemos e que se encontram nestes ambientes fragmentados, em muito reflectem a própria reividicação social de Susana Lemos: um mundo justo, igual já que somos feitos da mesma matéria. Essa é a sua "luta".

Colabora com a Galeria das Salgadeiras desde 2005.
Relacionados
Susana Lemos
2009
Jaime Vasconcelos
Composição Digital
Susana Lemos
2007
São Nunes
Pintura