Céu 
Paula Almozara
Técnica mista
18 x 8 x 10 cm
2017
Reservar
Anterior
1 (10)
Seguinte
Céu
Paula Almozara
Fotografia - Gravura - Instalação
Galeria das Salgadeiras
8.4.2017 - 27.5.2017
 
Paula Almozara, artista brasileira, regressa à Galeria das Salgadeiras com o seu mais recente trabalho “Céu”, uma exposição de gravura, fotografia e instalação em torno da temática da Paisagem enquanto lugares de partida e de chegada.

Continuando a explorar processos técnicos que fundem a Fotografia e a Gravura, Paula Almozara constrói novas paisagens a partir da imagem fotográfica captada, dando-lhe outra perspectiva, outro significado. Seja por mecanismos de fotogravura, por manipulação tecnológica, ou ainda por simples sobreposição de elementos fotográficos, Paula Almozara regista momentos do quotidiano de viagens, o céu, o ponto de chegada e partida, a deriva da descoberta, a procura do desconhecido não referenciado. Esses elementos, matrizes de um processo criativo em que a saudade é protagonista, ocorrendo sempre num momento marcado pela distância física e emocional do lugar, são agregados e interpretados de acordo com o que da memória, imperfeita, irregular e subjectiva, emerge, como quem “anda nas margens da corrente”, recuperando o verso de Pedro Ayres de Magalhães, inscrito numa das obras desta série “Céu”.


Este projecto, iniciado em 2014, foi merecedor do "Prémio Brasil Fotografia Bolsa de Desenvolvimento de Projeto", pelo Ministério da Cultura e Porto Seguro Cia de Seguros Gerais.