Jovens de Atenas
Pauliana Valente Pimentel
Fotografia
110 x 135 cm 
2012
Anterior
1 (17)
Seguinte
Jovens de Atenas
Pauliana Valente Pimentel
Melina Cultural Center — Atenas
14.2.2014 - 9.3.2014
 
Em Maio de 2012, num período social e politicamente muito intenso, Pauliana Valente Pimentel visitou a capital grega e, ao longo desta sua residência artística, conheceu e conviveu com diversas pessoas na procura do retrato destes“jovens de atenas”. Num momento tão particular da história e da identidade da Grécia, Pauliana Valente Pimentel interessou-se pelos paradoxos presentes neste ícone da história da sociedade ocidental, berço da Antiguidade na cultura, no pensamento, na filosofia. São os “bravos guerreiros” que encontramos nesta série de fotografias e no vídeo, realizado pela própria (em co-produção com Sofia Arriscado). Um registo entre a realidade e a ilusão, o medo e a incerteza, este último um sentimento que, certamente, marcará as primeiras décadas destes “tempos modernos”.
A luz e o ambiente de final de tarde. A casa, a empresa, a universidade. A Acrópole, a Praça Syntagma, as eleições que fizeram tremer a moeda única e a União Europeia. A esperança no futuro, a tradição do passado, o quotidiano. Aquele momento em que tudo termina num campo de flores pousadas em memória de um reformado que pôs fim à sua vida. Outro momento em que tudo pode começar pelo voto eleitoral nas escadas de uma universidade. Miremo-nos, pois, nestes jovens de Atenas.
Exposição apresentada na Galeria Boavista (Lisboa) em Setembro de 2013.
Com o apoio da Epson Iberia (PT), General Secretariat of Youth / Ministry of Education (GR), Embaixada de Portugal em Atenas, Camões- Instituto da Cooperação e da Língua (PT), Eurostand (PT), I Love Bairro Alto (PT), Association of Hotels of Athens (GR) e Hotel Kimon (GR). «Youth of Athens» foi produzido em Atenas, Maio de 2012, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian (PT), com a curadoria de Ana Matos.