Por favor preencha os dados e prima 'Enviar'.
Nome do Remetente
E-mail do Remetente
Nome do Destinatário
E-mail do Destinatário
Mensagem (opcional)
 
 
 
Monchique
Helena Gonçalves
Fotografia
Centro Cultural do Cartaxo
30.9.2006 - 10.11.2006
 
“Monchique” consiste numa mostra de fotografias captadas na Serra de Monchique, no Algarve, na qual Helena Gonçalves apresenta o registo, efectuado ao longo de 12 meses, da devastação da Serra, com uma total ausência de vida, até à sua tímida re-florestação que lentamente parece querer devolver-nos a esperança a essa mesma vida.
Nesta exposição, Helena Gonçalves apresenta um conjunto de 12 fotografias de longa exposição, captadas à noite, com recurso a um foco de luz dura através do qual a artista vai revelando os cenários e os elementos da própria Natureza, que constituem a acção. A luz, o tempo, o que é revelado e o que se esconde na imensidão do negro são questões que Helena Gonçalves tem vindo a explorar desde 2003.
Esta exposição insere-se numa itinerância que será realizada em 2006/2007, organizada pela Galeria das Salgadeiras em parceria com entidades locais, com o objectivo de tentar sensibilizar populações e governantes para esta situação que, todos os anos, assola o país, devastando florestas, ameaçando casas e destruindo um dos bens mais preciosos que o Homem tem: a Natureza. Este tipo de iniciativas poderão funcionar como mais um sinal de alerta e de consciencialização na importância da prevenção de incêndios.
A realização desta exposição teve o apoio do Centro José Saramago em Castril, da Universidade de Granada, da Consejería de Cultura de la Junta de Andalucía e da Diputación de Granada, tendo sido apresentada na Província de Granada de Junho a Agosto, no âmbito da exposição “Fogo e Água”.