Fundada a 4 de Julho de 2003 por Ana Matos e Jaime Vasconcelos, a Galeria das Salgadeiras tem, desde então, mantido uma programação regular na sede da galeria, na Rua das Salgadeiras em pleno Bairro Alto, e em outros locais através de diversas parcerias estabelecidas a nível nacional e internacional, numa iniciativa a que chamámos “Fora de Portas”.
A Galeria das Salgadeiras tem no seu manifesto o conceito de “arte como bem público” e essa motivação está subjacente a todo o posicionamento e estratégia da galeria, não só com esta iniciativa “Fora de Portas”, como com o lançamento do cartão “Amigo das Salgadeiras” e “Galerista por um dia”.
Consideramos que o conceito de galeria está para além da sua função principal, que é ser um espaço expositivo e comercial. Pode assumir-se como um fornecedor de serviços culturais, promovendo a arte como um bem de todos e para todos. Nesse sentido, acreditamos que as galerias necessitam passar por um processo de redefinição e de re-posicionamento. É esse o caminho que estamos a percorrer e o desafio que propussémos a nós próprios.

Direcção Artística 
Ana Matos  Ver detalhe...


Relações Públicas
Helena Botelho

Assessoria de Imprensa
Ana Matos